SINDICATO DOS OFICIAIS ALFAIATES COSTUREIRAS E TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÕES DE ROUPAS,
CAMA, MESA E BANHO DE LEOPOLDINA E REGIÃO

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Acordos
Banco de Emprego
Cadastrro
Categoria Acordo e CCT
Categoria Banners
Categoria Noticias
Categoria Notícias Arquivos
Categoria Notícias Jurídico
Categoria Social
Comunicados
Comunicados Soac
Congressos
Contribuição Sindicial
Convenções
Cursos
Delegacias Regionais
Fundadores
Homologações
Instrução Normativa
Outros
Parceiros
Sedes e endereço
Sem categoria
Trabalhos realizados
Últimas Notícias
Vídeos
ACORDOS E CCT
SOCIAL
NOTÍCIAS
CADASTRO ON-LINE
Links Úteis

Emprego

Parceiros

Redes Sociais

História

Nossa História

Fundado em 06 de Junho de 1998 na cidade de Muriaé/MG. O Sindicato das Costureiras de Leopoldina e Região hoje se torna um marco histórico no Cenário Regional da Zona da Mata. Vamos conhecer um pouco da sua História.

Em Abril de 1998 foram feitas várias reuniões entre os trabalhadores do setor do Vestuário, na cidade de Leopoldina e Muriaé, alguns já estavam acostumados com a exploração que vinham sofrendo, outros não aceitavam este tipo de ação por parte de alguns empresários, só para se ter uma idéia, a coisa mais difícil era encontrar um trabalhador que ganhasse um pouco mais que um salário mínimo do Governo, alguns tinham a carteira de trabalho assinada com um salário e recebia outro por fora, outros nem tinha a carteira assinada, os que recebiam por fora do contra-cheque se sentiam satisfeitos, pois não tinham conhecimento sobre seus verdadeiros direitos. Com muito esforço fomos convidando cada vez mais trabalhadores para buscarmos juntos uma mudança para aquele quadro triste que viviam no dia a dia. Marcamos para o dia 06 de Junho. O dia em que iríamos mudar a história dos trabalhadores do Vestuário nesta região. Neste dia partiu 01 ónibus lotado de trabalhadores da cidade de Leopoldina em destino a cidade de Muriaé – MG, no auditório do Sind. dos Trab. no Com. de Minério e Derivados de Petróleo de Muriaé e Região, onde junto com os outros trabalhadores iríamos discutir a fundação do Sindicato dos Trabalhadores deste setor, difícil era conter a emoção de algumas pessoas que viam seu sonho se realizando naquele instante.

Mas não sabíamos que toda aquela alegria que passarão naquele dia, ainda não viraria realidade, pois mesmo tendo a vontade de todos os trabalhadores em ter seu sindicato na região ainda fomos interpelados. Sim, interpelados. Pelo Sindicato das Costureiras de Juiz de Fora que junto com a Federação do Vestuário do Estado de Minas Gerais, entrou com pedido de impugnação do registro do Sindicato junto ao Ministério do Trabalho em Brasília Distrito Federal.

Como se não bastasse, ainda podemos ver os trabalhadores das empresas de Leopoldina sofrerem as consequências desta vingança, pois tiveram seus salários reduzidos através de acordos realizados entre algumas empresas da Cidade de Leopoldina e a Federação do Vestuário, foi muito difícil mas conseguimos vencer esta luta, depois desta vitória vieram várias outras, a principal foi a concessão do nosso Registro pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

No início, tudo era muito difícil. Quem sustentava o sindicato era o Presidente, que se cotizava entre si para tocar o sindicato. “Eram poucos associados, praticamente só da Conf. Apa e mesmo assim a empresa se recusava a repassar as mensalidades, os trabalhadores das outras empresas queriam o sindicato, mas eram impedidos pelas empresas”, conta Washington. Apesar das dificuldades, esta primeira diretoria trabalhou bastante, participando ativamente das mobilizações sindicais fazendo vários convênios o que resultou neste sindicato que se apresenta. Nesta nossa caminhada tivemos várias entidades que nos apoiaram nesta luta, são elas: Sindicato das Costureiras de Bhte e Região Metropolitana, Sind. dos Trab. no Com. de Minério e Derivados de Petróleo de Muriaé e Região, Sindicato dos Trab em Turismo de Bh e e Região, Sindicato dos Trab. em Indústria Frigoríficos de Bhte e Região, a Central SDS (social democracia sindical) que foi a única central a nos dar apoio, Sindicato dos Tecelões de Cataguases – MG e o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade de Leopoldina que foi quem abrigou nossa sede, á rua Joaquim Guedes Machado 145 centro Leopoldina até o ano de 2000. Graças a Deus tivemos estes amigos, porque sem estes não teríamos conseguido vencer esta luta, são poucas as pessoas neste meio sindical que tem realmente espírito de luta pela classe trabalhadora infelizmente a grande maioria só querem usar os trabalhadores para interesses escusos, quando vêem alguém que tem interesse em se enganchar na luta em defesa dos mesmos procuram atrapalha-los.

Hoje graças a toda esta parceria que tivemos, podemos nos considerar um dos maiores Sindicatos do Setor com a sede na cidade de Leopoldina – MG. e mais 02 Delegacias Regionais uma na cidade de Muriaé – MG e outra na cidade de Ubá – MG, podemos dizer que parte desta vitória é devida aqueles que tem interesse em apoiar aqueles que estão nascendo, alias todos nascemos um dia e melhor forma de ver o movimento sindical crescendo é ajudar um irmão a nascer. Estas pessoas, nós desta diretoria agradecemos pela luta que estes vem fazendo pela sobrevivência do movimento sindical no Brasil.

No ano de 1999 foi lançado o primeiro Jornal “O Atento” informativo direcionado ao trabalhadores da categoria.

No ano de 2005. Depois de todo o desfecho acima mencionado com a diretoria antiga. Tivemos nosso primeiro contato com A Federação do Vestuário de Minas Gerais, Através do novo presidente que assumiu os trabalhos Sr. Cláudio de Jesus. E agora com a atual diretoria caminhamos juntos Sindicato e Federação em prol da categoria do setor do Vestuário.

Sindicato das Costureiras de Leopoldina e Região: Washington Luiz da Silva – Presidente.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?