SINDICATO DOS OFICIAIS ALFAIATES COSTUREIRAS E TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÕES DE ROUPAS,
CAMA, MESA E BANHO DE LEOPOLDINA E REGIÃO

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Acordos
Banco de Emprego
Cadastrro
Categoria Acordo e CCT
Categoria Banners
Categoria Noticias
Categoria Notícias Arquivos
Categoria Notícias Jurídico
Categoria Social
Comunicados
Comunicados Soac
Congressos
Contribuição Sindicial
Convenções
Cursos
Delegacias Regionais
Fundadores
Homologações
Instrução Normativa
Outros
Parceiros
Sedes e endereço
Sem categoria
Trabalhos realizados
Últimas Notícias
Vídeos
ACORDOS E CCT
SOCIAL
NOTÍCIAS
CADASTRO ON-LINE
Links Úteis

Emprego

Parceiros

Redes Sociais
PUBLICAÇÕES SOAC

Justiça do Trabalho inicia nova campanha de combate a exploração infantil

Cerca de três milhões de crianças e adolescentes são vítimas de trabalho infantil no Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos cinco anos, 12 mil crianças sofreram acidente de trabalho, alguns deles resultando em óbitos. Pesquisas também apontam prejuízo com abandono ou defasagem escolar, atrofiamento do desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo, o que pode ser gatilho para uso de drogas. Para combater essa triste realidade, a Justiça do Trabalho, por iniciativa do de seus órgãos superiores, lança a campanha “Trabalho Infantil. Você não vê, mas existe”.

Carvoaria, lixão e âmbito doméstico são os locais de exploração retratados na campanha através de vídeos e imagens. Para quem ainda considera que a situação está em um universo distante, o fotógrafo Diogo Nigro registrou em 2013 o trabalho de três meninos que mergulhavam no canal do Arruda, em Recife, para catar material reciclado em meio ao lixo e a lama, tirando de lá seu sustento.

O Disque 100 é o canal oficial para denunciar as irregularidades do trabalho infantil. As ligações contribuem para atuação direcionada dos órgãos de fiscalização. A Constituição Federal proíbe o trabalho aos menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

Outras ações: Em 2014, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) esteve engajado em outra grande campanha sobre o assunto, que teve como mote “Trabalho infantil não é legal. Não compre”. A ação foi idealizada pelo Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) e ganhou massivo apoio de diversos órgãos públicos e privados, sendo divulgada em veículos de mídia, metrô, estádios de futebol, shoppings e diversos outros lugares.

O Regional também colabora com ações desenvolvidas pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco (Fepetipe).

Fonte: Jusbrasil

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?